Notícias

Chef premiado do Corrutela, Cesar Costa assume curadoria de parques administrados pela Urbia

Além de trazer novas experiências gastronômicas, profissional ficará responsável pela implantação de ações de sustentabilidade nos parques

Chef premiado do Corrutela, Cesar Costa assume curadoria de parques administrados pela Urbia

Além de trazer novas experiências gastronômicas, profissional ficará responsável pela implantação de ações de sustentabilidade nos parques
 
Preocupada em trazer um novo olhar para o desenvolvimento sustentável dos parques que estão sob sua administração e impactar a maneira com a qual os usuários se relacionam com o meio ambiente, a Urbia acaba de anunciar a chegada do Chef Cesar Costa, que atuará como curador de sustentabilidade na Concessionária.

Um dos grandes talentos da nova geração gastronômica, à frente do restaurante Corrutela, em São Paulo, Costa será responsável em trazer novas experiências gastronômicas e pela implantação de iniciativas voltadas à sustentabilidade, o que inclui a gestão de resíduos orgânicos e inorgânicos no Ibirapuera e demais parques da capital paulista e do Sul administrados pela concessionária. Além disso, incluirá novos conceitos que ajudem a beneficiar o meio ambiente e melhorar a experiência dos visitantes.

“A minha atuação nos parques será similar ao trabalho que desenvolvo no Corrutela, porém, em grande escala. Em cada parque será feito uma leitura para entender as demandas e necessidades dos usuários. Meu intuito é trazer parceiros que tenham interesse no conceito de valor agregado para ser um gerador de renda para a comunidade localizada próxima a cada espaço”, afirma Cesar.

Vencedor da categoria “Flor de Caña Sustainable Restaurant Award”, do Latin America’s 50 Best Restaurants 2021, premiação que reconhece o estabelecimento que atinge a mais alta classificação geral de sustentabilidade na América Latina, Costa vai começar o trabalho na Urbia focado na gestão de resíduos sólidos, bem como de orgânicos, a fim de trazer uma cultura de baixo impacto ambiental.

A ideia do Chef é buscar a redução da produção de resíduos sólidos e vai construir parcerias por meio de diálogos, palestras e workshops focados em sustentabilidade com os proprietários dos restaurantes e lanchonetes que atuam nos parques, incentivando a compra em grande escala. Além disso, outra proposta é aplicar um dos conceitos mais modernos da gastronomia, o “Farm to Table”, que em tradução livre significa “Da Fazenda para sua mesa”.

“Quando falamos de resíduos, o primeiro passo é entender o motivo pelo qual ele está sendo criado e tentar minimizar essa produção de modo a ter o menor valor agregado possível. Por meio do conceito ‘Farm to Table’, a ideia é incentivar a aquisição de ingredientes produzidos de pequenos produtores, o que diminui o uso de embalagens, por exemplo, e contribui para o desenvolvimento da comunidade como um todo”, explica.

Paulista de Piracicaba, César é chef desde os 19 anos e possui passagens por restaurantes que levam a sério a questão do desperdício zero e da sustentabilidade, localizados em países como Dinamarca, França e Estados Unidos. Abriu o Corrutela aos 26 anos, na região da Vila Madalena, Zona Oeste da Capital Paulista. Desde então, o local é um case de sucesso em práticas sustentáveis na cozinha.

“A preocupação com questões socioambientais faz parte do meu dia a dia há muitos anos. Trabalhar com a Urbia e trazer conceitos sustentáveis aos parques é um desafio pessoal grande, mas muito prazeroso. Minha ideia não é mudar cardápio, mas trazer iniciativas que ajudem os moradores do entorno a performar melhor na gestão ambiental e, claro, contribuir para melhorar a experiência do usuário”, esclarece César.

De acordo com Samuel Lloyd, diretor da Urbia Parques, a chegada do profissional tende a somar com as diretrizes sustentáveis da Concessionária para os próximos anos. “Queremos que os parques sejam exemplo de desenvolvimento sustentável. Trouxemos o César para incorporar processos produtivos inovadores, de boas práticas sustentáveis e com decisões estratégicas que tragam contribuições valiosas para o meio ambiente”, comenta Lloyd.

Sobre a Urbia
A Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado), apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. A Urbia Gestão de Parques Urbanos nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania.

Para mais informações, acesse:
www.urbiaparques.com.br
https://www.instagram.com/urbiaparques/
https://www.facebook.com/urbiaparques
https://www.linkedin.com/company/urbia-parques/
ibirahub.com
 
Contato Imprensa – Urbia
E-mail: [email protected]