Planetário Ibirapuera e Bienal de São Paulo realizam encontro de extraterrestres neste sábado (27)
Gratuito e aberto ao público, evento mostrará a união entre fragmentos do meteorito Santa Luzia, descobertos em 1921
Planetário Ibirapuera e Bienal de São Paulo realizam encontro de extraterrestres neste sábado (27)
Gratuito e aberto ao público, evento mostrará a união entre fragmentos do meteorito Santa Luzia, descobertos em 1921
Neste sábado (27), às 16h, a 34ª Bienal de São Paulo será palco de um encontro de extraterrestres. Fragmentos do meteorito Santa Luzia, localizados em 1921, no município de Santa Luzia, em Goiás, serão colocados lado a lado no evento. A iniciativa faz parte de uma parceria entre as instituições que possuem suas tutelas: a Bienal (que está temporariamente exibindo o fragmento maior do meteorito, pertencente ao Museu Nacional – UFRJ), o Museu de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) e o Planetário Ibirapuera, atualmente gerido pela Urbia Parques.
Gratuito e aberto ao público, o evento convida os visitantes da 34ª Bienal de São Paulo para um bate-papo descontraído acerca desses objetos originários de outro mundo. Na ocasião, João Eduardo Fonseca, diretor do Planetário Ibirapuera, e Miriam Della Posta de Azevedo, chefe técnica do Museu de Geociências da USP, vão comentar brevemente sobre a história desses fragmentos, tanto no espaço quanto na Terra.
Além disso, os profissionais abordarão sobre a importância desses fragmentos e suas curiosidades. “Os meteoritos são fragmentos de corpos celestes, como asteroides, cometas ou até restos de planetas, que ‘sobrevivem’ à entrada na atmosfera terrestre e chegam à superfície terrestre. Por esse motivo, são chamados de extraterrestres”, antecipa João Fonseca, diretor do Planetário Ibirapuera, sobre uma das peculiaridades que serão apresentadas na reunião.
O meteorito Santa Luzia é o segundo maior astro do tipo no Brasil. O objeto foi resgatado pela equipe de resgate pela equipe do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, após o incêndio que devastou a sede da instituição, em 2018. Esta é a primeira vez em que os fragmentos do meteorito se encontrarão desde a tragédia. “É uma oportunidade para que os frequentadores possam conhecer mais sobre esses importantes patrimônios científicos”, conclui Fonseca.
@planetarioibira
@bienalsaopaulo
Sobre a Urbia
A Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) e que foi criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado) apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. Por meio do desenvolvimento sustentável, a Urbia Gestão de Parques Urbanos nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania.
Sobre o Planetário
O Planetário Ibirapuera, inaugurado em 1957, é o primeiro do Brasil. O prédio, em conjunto com a Escola de Astrofísica, é considerado um importante patrimônio histórico, científico e cultural, sendo tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (CONDEPHAAT). A Instituição, denominada oficialmente Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Aristóteles Orsini, é um importante polo de difusão científica no país.
Para mais informações, acesse:
www.urbiaparques.com.br
https://www.instagram.com/urbiaparques/
https://www.facebook.com/urbiaparques
https://www.linkedin.com/company/urbia-parques/
Contato Imprensa – Urbia
E-mail: [email protected]
Outros Posts
11/01/2022
Agenda Parque Ibirapuera: confira a programação da semana
Planetário com três sessões diferentes para aproveitar com a família e programa de visitação do MAM estão entre os destaques

11/12/2021
Nike e Urbia fecham parceria para projeto de plataforma esportiva no parque Ibirapuera
Acordo prevê a reforma de equipamentos já existentes, além do desenvolvimento de quadras de areia, skate park e espaço multiesportes
10/12/2021
Chef premiado do Corrutela, Cesar Costa assume curadoria de parques administrados pela Urbia
Além de trazer novas experiências gastronômicas, profissional ficará responsável pela implantação de ações de sustentabilidade nos parques