Patrimônio | AUDITÓRIO IBIRAPUERA

AUDITÓRIO IBIRAPUERA

O Auditório Ibirapuera foi concebido nos anos 50 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, mas só foi construído em 2005. A capacidade interna é de 800 pessoas, porém, quando aberta uma porta de 20 metros no fundo do palco, este número chega a quase 15 mil pessoas na área externa. Shows, peças de teatro, espetáculos de dança, premiações, palestras e apresentações de produtos, já foram apresentados em seu palco. O subsolo abriga uma escola de música que tem como objetivo revelar e apoiar novos talentos.

Durante a pandemia da Covid-19, o espaço tornou-se uma excelente opção de cenário para transmissões ao vivo. Uma temporada completa do Programa Saia Justa, do canal GNT, por exemplo, foi toda transmitida do palco do auditório. Em dezembro de 2021, o cantor Caetano Veloso se apresentou num show aberto para 15 mil pessoas, respeitando todas as normas de segurança.

O foyer, na parte interna, tem um longo corrimão de madeira com base em ferro que acompanha a passarela, em caracol, que leva à plateia ao auditório. Ao fundo, há uma imensa onda vermelha, escultura de Tomie Ohtake.

O Auditório Ibirapuera apresenta facilidades para pessoas com necessidades especiais em todas as entradas. Há elevadores com acesso para o mezanino e áreas administrativas, espaço para cadeira de rodas na plateia do teatro. No foyer, no mezanino, nos camarins e na área administrativa há banheiros especiais. A entrada é pelo portão 3 do Parque Ibirapuera.