Patrimônio | ESCOLA DE ASTROFÍSICA DO PLANETÁRIO IBIRAPUERA

ESCOLA DE ASTROFÍSICA DO PLANETÁRIO IBIRAPUERA

A Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini (EMA) foi inaugurada em janeiro de 1961 como espaço onde seriam ministrados cursos de astronomia, demanda em grande parte estimulada pelas sessões do Planetário Ibirapuera, inaugurado quatro anos antes.

Em seus pouco mais de 60 anos de história, a EMA ofereceu mais de 800 cursos. Importantes pessoas, que hoje atuam como pesquisadores e cientistas, e mesmo em outras áreas do conhecimento, foram alunos nos cursos da Escola. Passaram pelo complexo Planetário e EMA, desde a sua inauguração, mais de 5 milhões de pessoas.

Atualmente, são oferecidos cursos de níveis variados, desde introdutórios, que buscam dar visão geral da astronomia, até outros mais aprofundados, como Astronomia do Sistema Solar, Evolução Estelar ou Cosmologia.

A Escola conta hoje com três salas de aula e um auditório com 100 lugares. Há ainda uma sala especial para o curso de construção de telescópios, um espaço para exposições e sala de leitura. O foco principal da escola é o ensino e a divulgação de Astronomia e ciências afins. A entrada é pelo portão 10 do Parque Ibirapuera e fica ao lado do Planetário Ibirapuera.