Patrimônio | ESCOLA DE MÚSICA DO IBIRAPUERA

ESCOLA DE MÚSICA DO IBIRAPUERA

A Escola de Música do Auditório Ibirapuera é um programa sociocultural brasileiro de educação musical para crianças e adolescentes, na faixa etária entre 12 e 18 anos. Fundada em 2005, é sediada no subsolo do Auditório Ibirapuera, sendo este uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, projetado nos anos 50.

No currículo constam cursos de canto e instrumentos musicais. Sendo eles: bateria, eufônio, percussão, trombone, trompa, clarinete, tuba, saxofone, oboé, fagote, piano, acordeon, contrabaixo, violão, bombardino e flauta. Atualmente, o corpo acadêmico conta com 33 professores.

As inscrições são realizadas pessoalmente e são realizados testes de instrumento, teoria e/ou história da música, entre outros critérios. Lembrando que 12 anos é a idade mínima.  São oferecidas as seguintes formações: Orquestra Brasileira do Auditório (OBA), Coro da Escola do Auditório, Orquestra Furiosa e Obinha (Orquestra dos Iniciantes).

Desde o início da gestão da Urbia, há mais flexibilidade ao acesso ao Projeto. Neste caso, ele é destinado às crianças e adolescentes e jovens de diferentes contextos sociais, econômicos e culturais e os alunos não precisam estar matriculados na rede pública de ensino, por exemplo.