Patrimônio | UMAPAZ UNIVERSIDADE ABERTA DO MEIO AMBIENTE E CULTURA DE PAZ

UMAPAZ UNIVERSIDADE ABERTA DO MEIO AMBIENTE E CULTURA DE PAZ

A UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz - oferece atividades e cursos incentivadores de participação social na melhoria ambiental e na cultura de paz. A coordenação é da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo. Compõe-se por quatro equipes: Escola Municipal de Jardinagem, Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz, Divisão de Difusão e Projetos em Educação Ambiental e Cultura de Paz e Divisão dos Planetários Municipais.

Os cursos tratam de temáticas e assuntos variados, norteados pela metodologia de livre percurso de aprendizagem, onde cada um trilha seu próprio caminho germinando ideias e florescendo atitudes, fundamentais para a perpetuação de ambiente sustentável. Há atividades apropriadas para todas as faixas etárias: de crianças a adultos. A entrada é pelo Portão 7 do Parque Ibirapuera

Os profissionais são de diferentes formações – biólogos, agrônomos, comunicadores sociais, pedagogos, sociólogos, geólogos, geógrafos, arquitetos, de saúde e mais, o que permite a concepção e o desenvolvimento de programas e atividades numa dimensão inter e transdisciplinar. Há, ainda, uma biblioteca – o Espaço Sapucaia – com livros, revistas e materiais sobre meio ambiente e cultura de paz, para uso dos professores, alunos e aberta à comunidade.

O propósito da UMAPAZ é difusão de educação socioambiental, visando contribuir para integrantes de diferentes segmentos da população, de forma criativa, crítica e autônoma, construam conhecimentos sobre a situação e perspectivas socioambientais capazes de incorporar hábitos e estilos de vida amigáveis e compatíveis com a sustentabilidade da vida na cidade e no planeta.

Sua visão é de uma instituição pública em rede que seja, ao mesmo tempo, um elemento aglutinador e potencializador de iniciativas já existentes e um ponto de disseminação pública de informações, conhecimentos e experiências de educação socioambiental e convivência pacífica na cidade de São Paulo.