Patrimônio | VIVEIRO MANEQUINHO LOPES

VIVEIRO MANEQUINHO LOPES

Implantado em 1928, o Viveiro Manequinho Lopes é um viveiro municipal, aberto para visitação nos dias de semana e localizado dentro do Parque Ibirapuera. A entrada é pelo portão 7.

No local, são produzidas mudas de plantas destinadas aos plantios das áreas públicas da cidade de São Paulo. São espécies arbustivas e herbáceas, sendo estas mudas ornamentais e nativas de boa qualidade, de espécies resistentes e adaptadas ao ambiente urbano, com a maior diversidade. Também, no Manequinho - junto a outros viveiros de São Paulo - são realizadas pesquisas e experimentações para aprimorar a produção de plantas. Seu acervo conta com coleções vivas de espécies vegetais com 200 categoria diferentes de plantas com potencial paisagístico e à disposição dos visitantes.

Ao todo são: 10 estufas (casas de vegetação), 97 estufins (canteiros suspensos), 3 telados (estruturas cobertas com tela de sombreamento) e 39 quadras - entre matrizes e de estoque de mudas envasadas - prontas para o fornecimento aos órgãos públicos municipais